" EM NOSSA EXISTÊNCIA TERRENA, PODEMOS ANDAR SOB DUAS FILOSOFIAS QUE NOS É PROPOSTAS NESTE VIVER MOMENTÂNEO E QUE NOS SUBJUGUE ATÉ QUE ESTE FIM CHEGUE, O CONHECIMENTO DE CRISTO OU O CONHECIMENTO DO MUNDO, CABE A NÓS DECIDIRMOS SOB QUAL DELES ESTAREMOS. "

06/03/2018 10:52
ANDANDO SOB O MELHOR JUGO  
 
" Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Mateus 11:29  
 
O que é um jugo?
 
Significado de Jugo
 
s.m. Peça feita em madeira e utilizada para prender os bois à carroça ou ao arado; canga.
 
P.ext. Par(es) de boi(s).
 
1-Figurado. Submissão resultante do uso de força ou da autoridade; opressão: o país está sob o jugo do déspota.
 
2-Figurado. Relação construída por obediência: ela nunca conseguiu sair do jugo familiar.
 
Estes dois significados encontrados no dicionário " Dicio" ilustram nitidamente ao que O Senhor Jesus ensina neste versículo e em todo o contexto destes ensinamentos para os seus discípulos da época e também para os posteriores, chegando até nós e se estendendo aos futuros enquanto houver tempo para isto.
 
Vemos que o jugo é usado para que um par de bois ou outro tipo de animal venham a formar um par, onde ambos por estarem presos por ele, não tem como se desviar, ambos tem que caminhar juntos, em direção ao qual serão e são guiados por seu senhor e dono.
 
No primeiro significado, vemos, sendo oprimidos e obrigados a realizar os propósitos de seu senhor, independente de seu cansaço aparente e de todas mais circunstâncias adversas.
 
Podemos com certeza assemelhar este fato àqueles que se encontram aprisionados em seus pecados, sujeitos às suas danosas e fatais consequências, do qual tem como maestro regendo a vida de seus súditos o próprio diabo, que devido ao pecado praticado tem legalidade para exercer tal poder e autoridade sobre aqueles que lhe pertencem, mesmo aqueles que desconhecem este fato pela ignorância, ou pela soberba e arrogância manisfesta por seu orgulho predominante em todos os homens, caídos diante de Deus por seus pecados sem arrependimento.
 
Já no segundo significado, vemos a figura de Cristo, que com amor e misericórdia por estas vidas aprisionadas em seus pecados, reconhecendo neles o cansaço, o desespero e o desanimo em relação à impossibilidade em se libertar, oferece a estes o seu jugo, porém este convite demonstra que deve haver a voluntariedade espontânea daquele que se sujeita em colocá-lo, da mesma forma como fora e é oferecido ao proponente.
 
E isto é pelo fato de que ao colocarmos o jugo proposto por Cristo a nós, vamos então andar com Ele, lado a lado, onde Ele nos guiará, ensinando o caminho pelo qual devemos caminhar.
 
Isto também é feito em relação aos animais, pois geralmente se coloca um mais experiente para ensinar um mais novo, um já adestrado é colocado com um ainda não adestrado, onde a seu tempo se adestra e faz uma boa parceria para o trabalho.
 
Creio eu, ser da mesma forma quando nos submetemos ao jugo de Cristo, Ele nos ensina a andar por este mundo, assim como Ele andou, pelos caminhos que Ele caminhou, para fazer o trabalho que Ele iniciou e a nós delegou dar a continuidade, enquanto Ele não voltar para nos buscar, buscar a todos aqueles que são seus e carregam em si, voluntariamente o seu jugo.
 
Ele nos ensina a andar em mansidão e humildade, tal qual Ele o É.
 
E com isto Ele promete nos libertar do jugo que nos oprimia e nos destruia a cada dia, e não o digo em relação ao corpo físico, pois este se corrompe a cada dia, e um dia retornará ao pó, de onde veio. 
 
(Caso Jesus não venha antes nos arrebatar).
 
Digo sim, a respeito de nossa alma, nosso espírito, onde antes era morto, porém agora em Cristo é ressuscitado n'Ele.
 
Onde encontra o descanso pela certeza de estar salvo eternamente, sendo eliminada de nossas mentes o sentimento de culpa que nos condenava e exercia opressão sobre nós.
 
Onde encontramos a certeza de que as aflições deste mundo, já não nos deterá, já não nos desanimará, e nunca mais virá a nos destruir, pois Cristo, que isto a nós prometeu, cumprirá sua promessa, tão somente se seu jugo continuar a perseverar voluntariamente sobre nós. 
 
Pensemos nisto, enquanto ainda há tempo!
 
Amados, que possamos ser diligentes e pragmáticos em tudo para com a Palavra de Deus. 
 
Graça e paz abundantes a todos 
 
Pr. Elio Loiola.
 

RÁDIO JESUS A VIDA


Clique no player para ouvir.
Jesus a Vida

contador de usuarios online

VISITAS / ACESSOS        

                    
              DESDE   
                      
 
          A FUNDAÇÃO                   
       
      VISITAS/ACESSOS  
 
    1.928.847

Contato

Pastor Elio Loiola São Paulo Brasil

55(19) 982-276-340 - Whats App

soemcristohavida@gmail.com