" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - DOMINGO

09/12/2018 09:43
Provérbios 9:16
 
 
 
Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de entendimento diz.
 
 
 
Homem! Há uma mulher que lhe quer! Na realidade, há muitas delas! Todas elas o querem! Este provérbio tem as palavras dela convidando você para entrar em sua casa, porque ela quer lhe proporcionar um tempo agradável (Pv 9:17)! Mas há um pequeno problema ... Depois de estar com qualquer uma delas, você estará morrendo e no caminho para o inferno (Pv 9:18). Que convite cruel!
 
Leitores sábios podem entender este provérbio. Compare (Pv 9:1-4) com (Pv 9:13-16). Estes dois convites são iguais partindo de duas mulheres neste capítulo. A Senhora Sabedoria faz o primeiro convite; (Pv 9:4) e a própria Tolice, ou uma mulher prostituta, faz o segundo convite (Pv 9:16). Aprecie a comparação destas duas mulheres feitas por Salomão. Veja os comentários de Provérbios 9:4.
 
A Senhora Sabedoria bondosamente chama os homens jovens de simples, pois ela tem a cura da ignorância deles (Pv 9:1-4). Uma prostituta não chama os homens jovens de simples, pois ela prefere usar toda a sua habilidade verbal para adular e seduzi-los. Estas são as palavras de Salomão, julgando os homens suficientemente tolos por se acharem perto dela. Ela convida todos os homens, mas só os simples dão ouvidos a ela!
 
Os homens jovens tolos são mais vulneráveis à tolice e à prostituição com prostitutas. Eles são simples e faltos de entendimento. Sobrecarregados com a concupiscência devastadora, eles não conseguem enxergar além dos próximos cinco minutos para as consequências da morte e do inferno esperando por eles (Pv 9:18). O entendimento e a sabedoria é que percebem o futuro e evitam as dores do mesmo.
 
A Senhora Sabedoria preparou um banquete de carne, mistura de vinho e pão em uma excelente mesa em sua casa feita sob encomenda com sete pilares (Pv 9:1-3). A tolice, ou a mulher meretriz, oferece pão e água; o apelo mentiroso é o logro sedutor dos prazeres pecaminosos (Pv 9:17). Veja os comentários de Provérbios 9:17. Jovem, você desfrutará de segurança numa festa, ou em grave perigo se alimentando com comida de prisão?
 
Todos os dias, a Tolice e as mulheres prostitutas convidam homens para se juntarem a elas. Elas querem levar os homens à destruição. Todos os dias você escolhe entre resistir à tentação ou ceder a elas. Os resultados são terríveis. Ou você se achega à casa da Senhora Sabedoria e busque abrigo ali, se humilhando diante do abençoado Deus e em consulta à Sua preciosa Palavra, ou você vai ceder às gargalhadas mentirosas do mundo mau em sua oferta de prazer sensual de curto prazo.
 
A sabedoria exige que você fique longe da tolice e das mulheres deste mundo tanto quanto lhe for possível. A atração das duas ao homem natural é poderosa demais para se brincar com elas. Ao invés disso, os homens sábios encherão as suas almas e mentes com o evangelho puro de Jesus Cristo e a doutrina que se conforma à piedade. Eles nem permitirão tentações potenciais. A atração e o convite da tolice e da prostituição são reais, mas as consequências também o são!

Contato

Pastor Elio Loiola São Paulo Brasil

55(19) 982-276-340 - Whats App

elioloiola@hotmail.com elioaloiola@gmail.com