" AS APARÊNCIAS ENGANAM, SE VIVEMOS DE APARÊNCIA ENGANAMOS MAIS A NÓS MESMOS DO QUE AOS OUTROS. " - Parte 1

07/07/2014 08:52

             Casamento dentro de quatro paredes – Parte 1

  Marcos 10.6-9

Introdução:

A vida conjugal de um casal acontece principalmente quando estão ali dentro das quatro paredes de sua intimidade familiar. É dentro de casa, em seu quarto que mostram realmente quem são e como vivem como marido e mulher. Muitos casais vivem uma vida de aparência diante dos pais, amigos e sociedade, mas quando estão sozinhos a coisa é bem diferente. Por isso vamos comparar estas quatro paredes com quatro aspectos ou dimensões de um casamento de acordo com a vontade de Deus.

Como é seu casamento dentro de quatro paredes?

Vamos analisar o texto bíblico lido e aplicar a quatro bênçãos para o casamento:

 

1ª parede  da porta – bênção familiar: : v.7 “por isso deixará o homem a seu pai e sua mãe (e unir-se-á a sua mulher)”

A parede de onde fica a porta é a primeira visualizada para entrar no quarto do casal. Esta parede  aplicaremos à bênção familiar. É por esta porta que o casal entra após receber a bênção dos pais para seu casamento. Também por esta porta só entram pessoas que você considera como membros da família.

No Antigo Testamento, o casamento era uma cerimônia basicamente familiar. Os pais dos noivos festejavam com suas famílias por sete dias. Ali diante dos familiares havia uma tenda para as núpcias e após receber a oração e bênçãos dos pais o casal entrava para a tenda nupcial de onde saíam com seu casamento consumado.

O casamento constitui a família, por isso deve vir em consonância com a bênção familiar. O casal precisa da bênção dos pais para ser felizes (Efésios 6.2). Tanto os sogros/as quanto os genros/noras precisam se honrar para ser abençoados. A família é uma bênção para o casal e a convivência deve ser equilibrada.

A porta do quarto deve estar aberta para a família, mas o casal deve saber a hora de fechar a porta para seu momento pessoal. Esta porta não pode ser fechada para não perder o contato e a bênção familiar, mas também não pode estar escarada para que o casal não perca sua privacidade.

Você tem buscado a bênção familiar para seu casamento?

Honre seus pais e sogros e seja abençoado por Deus!

                              

2ª parede da janela – bênção social: v.6 “porém, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher”

A parede onde fica a janela compararemos à vida social do casal. Da janela do quarto podem contemplar a rua e comunidade em geral. De fora também são contemplados por todos.

A atração de um homem e uma mulher entre si é algo que Deus criou para unir um casal e formar a família. Este magnetismo conjugal deve ser assumido por ambos para que se realizem emocionalmente.

Antes de casar, o homem e a mulher que por natureza se atraem, não podem esconder seus sentimentos um do outro nem de ninguém. Ambos devem assumir publicamente seu amor e atração um pelo outro com algo que é natural, verdadeiro e que não têm de que se envergonhar por ser da vontade de Deus para suas vidas.

Também é necessário obedecer as leis e autoridades instituídas (Romanos 13.1). O Casamento Civil é uma forma legal de prestar contas à sociedade de que o casal está em comum acordo com esta aliança. A certidão do casamento serve como uma cortina que protege a janela do casal contra infiltrações andejadas para interferir na intimidade conjugal. A convivência social também é uma bênção desde que o casal saiba escolher amizades que edifiquem sua vida.

O ladrão [satanás] tem arrombado muitas casas entrando pela janela dos quartos de casais para destruir a família. Por isso o casal deve saber a hora de abrir ou fechar a janela de sua convivência conjugal para não ter interferências indesejadas. Ao mesmo tempo que não podem se isolar da sociedade, também não podem ter vida social excessiva que sufoque sua privacidade.

Você já recebeu a bênção social sobre seu casamento?

Regularize seu relacionamento e equilibre a vivência social!

Contato

Pastor Elio Loiola São Paulo Brasil

55(19) 982-276-340 - Whats App

soemcristohavida@gmail.com