" AQUELES QUE NASCEM DE NOVO, JÁ NÃO COBIÇAM MAIS NADA EM SUAS VIDAS, POIS TODO O SEUS DESEJOS FORAM PREENCHIDOS PELA MARAVILHOSA PRESENÇA DO SENHOR. "

14/01/2015 02:38
OS VÍCIOS DA NOSSA CARNE.
QUE É PORFIA?
Assunto: Os Vícios da Nossa Carne… Gálatas – 5:16-26.
 
Na lista de vícios encontramos a seguinte sequência: “Idolatria, feitiçaria, inimizades, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdias, divisões…”
 
Olhando o dicionário encontramos “porfia” com o significado de discussão, disputa, luta, teimosia. No português a palavra tem o mesmo significado de peleja, que aparece logo adiante. Algumas traduções colocam outra palavra para significar porfia.
 
O vocábulo porfia. Traduz do texto grego original o versículo, que adquiriu o seguinte significado: contendas.
A palavra usada para discussões é “eritheiai” que significa também discórdia. No grego trata-se de uma das formas pela qual se manifesta o egoísmo, a tradução está mais compreensiva do que o vocábulo “pelejar contra…”
Resumindo o significado de porfia, fala de uma atitude de luta, briga; e peleja da ambição egoísta, cobiça pelo poder, divergência de pensamentos.
 
A pessoa que vive cheia de ciúmes gera na mente o desejo hostil para com seu próprio irmão gerando contendas e lutas na comunidade. E a pessoa arranja confusão”, problemas como discussão, contendas, ofensas e agressões entre as pessoas, gerando dissensões e divisões.
 
As rixas, pelejas, surgidas na comunidade (Igreja) são desagradáveis entre os membros do Corpo de Cristo. Quem exerce liderança na comunidade deve estar atento a este tipo de atitude, pois estes fatos causam danos, são empecilhos para os que vão entrando, que buscam crer em Jesus, e também aos novos convertidos.
Conclusão:
As porfias = rixas e discussões são provas de que a comunidade está na carne, que gera (morte) e não vivem as obras do Espírito. Estudando a Palavra em Números, Deus revela: Que Moisés passou por isso em seu ministério.
Números – 16: 1 a 50. Com isso veio a maldição (Morte) no altar da comunidade (Tenda, Igreja). Coré, Datã e Abirão principais incensários encheram-se de presunção, arrogância, altivez… contra seus líderes Moisés e Arão.
 
Aqueles que são nascidos de Deus, que já provaram do Espírito Santo… (Judas -  11,16 a 25; 2Pedro – 2:1 a 22)
Gálatas – 5: 26. Exorta para que não sejais invejosos, cobiçando, lutando, para ocupar o lugar do irmão na própria comunidade.
 
Deus abençoe a todos.
 
Graça e paz!

RÁDIO JESUS A VIDA


Clique no player para ouvir.
Jesus a Vida

contador de usuarios online

VISITAS / ACESSOS        

                    
              DESDE   
                      
 
          A FUNDAÇÃO                   
       
      VISITAS/ACESSOS  
 
    1.928.847

Contato

Pastor Elio Loiola São Paulo Brasil

55(19) 982-276-340 - Whats App

soemcristohavida@gmail.com